O Vitória vai disputar a Copa Sul-Americana pela sexta vez na sua história. Na noite desta quarta-feira (4), o Leão ficou no empate em 1 a 1 com o Grêmio, no Barradão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. João Pedro abriu o placar para os visitantes no primeiro tempo, mas Alerrandro deixou tudo igual para o time baiano.
O Leão foi para cima do Tricolor gaúcho desde o início do jogo e teve boas chegadas com Janderson e Gustavo Mosquito. Na segunda chance que teve, Pavón foi lançado e deu um belo toque de calcanhar para João Pedro invadiu a área e bater forte para marcar aos 36 minutos inaugurando o placar. O time baiano ainda tentou responder com Mosquito, mas não conseguiu empatar. No segundo tempo, os donos da casa voltaram com o mesmo ímpeto, mas Alerrandro desperdiçou a chance ao finalizar por cima no primeiro minuto. O Grêmio quase ampliou o marcador aos três no chute perigoso de Cristaldo da intermediária. Na sequência, aos quatro, Willian Oliveira obrigou Caíque a fazer boa defesa. O Rubro-Negro seguiu pressionando e criou três boas oportunidades com Carlos Eduardo parando no goleiro da equipe gaúcha, depois com Lucas Esteves tirando tinta da trave adversária e novamente com o camisa 9 que mandou para fora. Mas aos 21 minutos, Alerrandro mostrou que está numa fase iluminada e aproveitou o bom cruzamento de Raúl Cáceres e deu um lindo toque de cabeça para estufar as redes. O Vitória ainda seguiu tentando a virada, mas não conseguiu.
Com o empate, o Vitória chegou aos 46 pontos na 11ª colocação na tabela e carimbou a vaga na Sul-Americana. O Leão se despede da edição de 2024 do Brasileirão no próximo domingo (8), às 16h, contra o Flamengo, no Maracanã, pela 38ª e última rodada.
Gols: Alerrandro (Vitória) / João Pedro (Grêmio)
Vitória: Lucas Arcanjo; Neris, Edu (Carlos Eduardo) e Wagner Leonardo; Raúl Cáceres (Willean Lepo), Willian Oliveira, Ricardo Ryller (Machado) e Lucas Esteves; Gustavo Mosquito (Everaldo), Janderson (Pablo) e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.
Grêmio: Marchesín (Caíque); João Pedro (Dodi), Rodrigo Caio, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Edenílson) e Monsalve (Alysson); Aravena (Cristaldo), Pavón (Igor) e Braithwaite. Técnico: Renato Gaúcho.
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA