Em Porto Seguro, o governo do Estado lançou nesta segunda-feira (16) ações de segurança da Operação Verão 2024/2025, que vai abranger o litoral sul e outras regiões do estado, com atuação prevista em 85 municípios, além de Salvador. Com as recorrentes visitas de turístas ao litoral baiano, “o objetivo é garantir a tranquilidade de baianos e visitantes durante o período”, segundo a assessoria de comunicação do Executivo.
“Porto Seguro é um dos destinos mais procurados durante o verão, e isso exige um reforço significativo no nosso efetivo policial e nos equipamentos para garantir que todos possam aproveitar o litoral e as belezas naturais com segurança. Essa operação é um exemplo de como estamos investindo para combater a criminalidade e preservar a ordem em uma época tão movimentada”, diz vice-governador Geraldo Junior (MDB).
Foram entregues viaturas, armamentos e equipamentos para fortalecer as forças de segurança. O governo fez um investimento de R$ 15,7 milhões para aquisição de 200 viaturas, incluindo 180 motos, sete caminhonetes, quatro carros, quatro quadriciclos e cinco bases móveis), 727 fuzis e 1.798 coletes balísticos.
Os itens serão usados para reforçar o patrulhamento preventivo e ostensivo na região. A Operação ocorrerá até o mês de abril de 2025. Profissionais do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) também integram a iniciativa, que conta com a atuação de aproximadamente 9500 policiais militares, 800 bombeiros e 2892 policiais civis, em regime de serviço extraordinário.
Esse reforço inclui agentes de unidades do interior e policiais que recebem pagamento de plantões extras, somando R$ 7,2 milhões investidos no período. O reforço também fortalece a economia e o turismo local.
A Saltur-ba (Secretaria de Turismo) também lançou o projeto “Bahia, Sinta Essa Energia”. A ação levará uma programação cultural diversificada para receber os cerca de 3 milhões de visitantes esperados nesta temporada. O projeto inclui receptivos em aeroportos, eventos culturais e de entretenimento, promovendo experiências que conectam os turistas às riquezas culturais e naturais da Bahia.
A Polícia Ambiental, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), irão intensificar a fiscalização em áreas de proteção ambiental, como o entorno da Baía de Todos-os-Santos e regiões costeiras. Foram entregues nove quadriciclos, sete motos aquáticas, uma lancha e equipamentos específicos para apoiar essas ações.