O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), inaugura mais um equipamento cultural para fomentar a Cultura da Bahia. O Teatro e Centro de Convenções de Feira de Santana foram inaugurados durante cerimônia oficial, nesta segunda-feira (16), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário de Cultura da Bahia Bruno Monteiro, e de autoridades locais e da gestão estadual. O complexo cultural, localizado em um terreno de 23 mil metros quadrados, vai funcionar durante três meses em operação teste, com a realização de atividades e eventos culturais pontuais, além de visitas técnicas.
Os dois prédios, que abrigam o Teatro e o Centro de Convenções, possuem arquitetura e paisagismo integrados, e estão localizados no bairro São João. O Teatro tem capacidade para 665 lugares, mais de 4 mil m² e conta com espaços como foyer, café, bilheteria, house mix, camarins, sala de costura, rouparia e salas multiuso. Já o Centro de Convenções tem capacidade para mais de 1.800 visitantes, com área coberta de mais de 2 mil metros quadrados. Além do salão de exposições, o prédio conta com um auditório de 224 lugares, que permite ser dividido em m duas salas.
Operação teste
Durante três meses, o Teatro e o Centro de Convenções vai funcionar em formato operação teste, com a realização de uma diversidade de atividades e eventos culturais, a fim de que contribuam com o aprimoramento e a vocação do complexo cultural. Para isto, haverá atividades com grupos de dança, de circo, eventos específicos de audiovisual, de artes visuais, de música, de teatro, de literatura, entre outros. A operação teste prevê também visitas técnicas com o setor empresarial de Feira de Santana, com gestores de outros equipamentos culturais públicos e privados, com as universidades e as escolas, e com o tarde turístico de Feira de Santana e região.