O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), inaugura mais um equipamento cultural para fomentar a Cultura da Bahia. O Teatro e Centro de Convenções de Feira de Santana foram inaugurados durante cerimônia oficial, nesta segunda-feira (16), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário de Cultura da Bahia Bruno Monteiro, e de autoridades locais e da gestão estadual. O complexo cultural, localizado em um terreno de 23 mil metros quadrados, vai funcionar durante três meses em operação teste, com a realização de atividades e eventos culturais pontuais, além de visitas técnicas.

A cerimônia de inauguração do Teatro e do Centro de Convenções contou com uma programação artística especial. Neste segunda-feira (16), se apresentaram Vivi Braz e grupo circense; Mestre Asa Filho e Reisado São Vicente; as poetisas Dayane Sampaio e Nívia Vasconcelos; o cantor Thiago Aquino com a execução do Hino da Bahia e a cantora Carol Pereyr com a execução do Hino de Feira de Santana. Ambos foram acompanhados pelo músico Tito Pereyr. O Concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), com participação especial do solista Cescé Amorim, marcou o encerramento da cerimônia.

O Teatro e o Centro de Convenções de Feira de Santana foram construídos com recursos de R$ 57 milhões. Com o investimento, o Governo do Estado garantiu a conclusão de uma obra abandonada pela administração municipal desde 2004. O Teatro é o maior de Feira e região e deve se consolidar como um equipamento fundamental do circuito cultural do portal do sertão. A administração do Complexo Cultural Teatro e o Centro de Convenções ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura da Bahia até que o modelo de gestão seja implementado. Já a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), empresa vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), foi a responsável pela conclusão das obras. 


Os dois prédios, que abrigam o Teatro e o Centro de Convenções, possuem arquitetura e paisagismo integrados, e estão localizados no bairro São João. O Teatro tem capacidade para 665 lugares, mais de 4 mil m² e conta com espaços como foyer, café, bilheteria, house mix, camarins, sala de costura, rouparia e salas multiuso. Já o Centro de Convenções tem capacidade para mais de 1.800 visitantes, com área coberta de mais de 2 mil metros quadrados. Além do salão de exposições, o prédio conta com um auditório de 224 lugares, que permite ser dividido em m duas salas.

 

Operação teste

Durante três meses, o Teatro e o Centro de Convenções vai funcionar em formato operação teste, com a realização de uma diversidade de atividades e eventos culturais, a fim de que contribuam com o aprimoramento e a vocação do complexo cultural. Para isto, haverá atividades com grupos de dança, de circo, eventos específicos de audiovisual, de artes visuais, de música, de teatro, de literatura, entre outros. A operação teste prevê também visitas técnicas com o setor empresarial de Feira de Santana, com gestores de outros equipamentos culturais públicos e privados, com as universidades e as escolas, e com o tarde turístico de Feira de Santana e região.


Todos os eventos e atividades que serão realizadas no período de três meses têm o objetivo de garantir um funcionamento de excelência técnica e artística. O período da operação teste contempla também a elaboração do regramento do equipamento cultural, de pauta, assim como o processo de seleção pública, no formato de parceria, para a gestão do Teatro e do Centro de Convenções.






Fotos: Matheus Landim/GOVBA

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem