Agência Brasil – O Ministério da Cultura (Minc) lançou nesta quarta-feira (7), no Rio de Janeiro, o Brasil Criativo, um conjunto de diretrizes que servirão de referência para implementação da Política Nacional de Economia Criativa. Segundo a pasta, o objetivo é contribuir para a consolidação da economia criativa como estratégia de desenvolvimento social, econômico e cultural do país.
O evento contou com a participação da ministra da Cultura,
Margareth Menezes, que destacou a importância de ter uma agenda efetiva que
oriente os programas, projetos e ações concretas voltadas para a dimensão da
criatividade e da cultura.
No total, são quinze diretrizes que orientam a política de
Economia Criativa e passam por divulgação de estudos, formação de gestores e
empreendedores, ampliação de investimento, promoção da diversidade e inclusão
produtiva.
“Com essas diretrizes você ajuda o setor a se qualificar, você
fomenta de forma mais direta o produtor e todas as atividades da indústria
criativa, como o audiovisual, os direitos autorais, o artesanato brasileiro.
Isso tudo é uma força de trabalho que move o PIB nacional. Por isso, precisamos
criar conceitos que venham a auxiliar o desenvolvimento e o fortalecimento
dessa indústria”, disse a ministra.
Durante o evento, também foi anunciado que Cláudia Sousa Leitão
volta a liderar a Secretaria da Economia Criativa do MinC. Ela já havia ocupado
o cargo entre 2011 e 2013. Cláudia é mestre em Direito pela Universidade de São
Paulo (USP), e doutora em Sociologia pela Sorbonne.