O Brasil possui 24,3 milhões de endereços sem número, indicam dados do Censo de 2022 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (14). Ao todo, o país tem 111 milhões de endereços oficiais no Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE). 

Brasília é a cidade com a maior quantidade absoluta de endereços sem numeração (1,2 milhão), porque o Distrito Federal possui um padrão de endereçamento específico, que geralmente não utiliza o campo número. Na sequência está Goiânia (526 mil) e Rio de Janeiro (280 mil).  

Há também 2,7 milhões de ruas, estradas, travessas e rodovias sem nome. 

O município de Inhambupe, que fica localizado no nordeste baiano, tem 20.951 endereços, sendo que 10.638 residências não tem números, o que equivale a 51,66%. 

Ao todo, o Brasil possui 111 milhões de endereços únicos espalhados pelos 5.570 municípios – a atribuição de endereços é função das cidades, por meio do poder municipal (prefeituras). 

Os dados fazem parte do o CNEFE (Cadastro Nacional de Endereços Para Fins Estatísticos), que desde 2005 mapeia os endereços brasileiros. 

O país possui:

·         72 milhões de ruas

·         10,7 milhões de avenidas

·         7 milhões de estradas

·         3 milhões de travessas

·         1,6 milhões de rodovias

De acordo com o IBGE, a função do cadastro é dar suporte às ações do Instituto, como pesquisas censitárias e coleta de dados, e padroniza os registros dos endereços. Informações, G1 / Foto David Gouveia

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem