Os casos de Dengue em 2024 enfrentam um aumento acentuado na Bahia, com um crescimento de 667% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2024, até o dia 13 de abril, foram notificados 134.953 casos prováveis de Dengue no estado, com a macrorregião de saúde do Sudoeste concentrando 44% dos casos e 65% dos óbitos. No mesmo período de 2023, foram notificados 17.595 casos prováveis. Ao todo 269 municípios estão em epidemia.

A Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,7%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 37 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (8), Jacaraci (4), Feira de Santana (3), Juazeiro (3), Piripá (3), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Coaraci (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estêvão (1) e Seabra (1).

Nesta segunda-feira (15), durante a reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), que reúne representantes de diversas esferas governamentais, além do Conselho Estadual de Saúde (CES) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA), o município de Vitória da Conquista foi citado como o caso mais preocupante.

O município de Inhambupe que fica localizado a aproximadamente 170km de Salvador, deve redobrar os cuidados com toda a população para evitar entrar na lista de casos preocupantes. 

De acordo com a prefeitura, em março, o município aderiu à Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti. As ações de promoção, prevenção, tratamento e eliminação de focos e criadouros do mosquito já vinham sendo realizadas diariamente pelos Agentes de Combate às Endemias.

É preciso cobrar mais eficácia dos profissionais e conscientizar a população dos riscos. Casas e terrenos baldios devem ser visitados com atuação constante e que os registros nas casas visitadas sejam conferidos com relatórios para não haver falsos registros. 

Vacinação

Até o momento, o estado recebeu 170.469 doses de vacina contra a Dengue, com 110.448 já administradas. A campanha está focada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Com informações, Ascom/Sesab / Foto Arquivo Ascom/Inhambupe

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem