O Governo da Bahia, através da Secretaria de Comunicação Social (Secom), fez reunião com diferentes entidades da comunicação baiana para alinhar ações de combate à dengue. O encontro aconteceu na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na manhã desta segunda-feira, 4.
O objetivo da
iniciativa é apresentar a campanha realizada pela gestão estadual e propor
que o mercado publicitário, associações de rádio e TV, rádios comunitárias,
sindicatos, empresas públicas e privadas se unam contra a doença, que alcançou
níveis epidêmicos em diversas cidades brasileiras.
“Nós
convidamos representantes do mercado de comunicação para que a gente
apresentasse a nossa campanha de combate à dengue e acho que conseguimos
sensibilizar os líderes do setor, para ampliar a campanha e dar o
fortalecimento que é necessário para o combate a doença. A dengue mata e agindo
em conjunto podemos avançar. O governo estadual tem que estar de mãos dadas com
a iniciativa privada, com os gestores dos municípios, com as esferas federais
para que a gente tenha uma campanha forte, uma campanha de conscientização e
consiga vencer o mosquito”, destacou o secretário de Comunicação, André
Curvello, que conduziu a reunião.]
Ainda de acordo com
titular da Secom, os agentes de comunicação deixaram alinhado que vão assinar
uma campanha com diversas entidades, além de maximizar a campanha do Governo.
“O objetivo é um só: ficarmos fortalecidos para poder enfrentar o mosquito”,
completou.
Repercussão
Para
Américo Neto, presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade
(Abap-Bahia), a reunião foi importante para unir forças contra a doença. “A
gente estabeleceu um plano de ação onde vamos criar uma campanha paralela, para
a gente somar essa que já existe. Então, teremos duas iniciativas, campanhas
assinadas por cidades, por lideranças de cada local”, explicou.
Já
Sandro Lima, da Associação Brasileira das Rádios Comunitárias (Abraço-BA),
destacou a importância das rádios comunitárias no combate à dengue. “São quase
400 rádios na Bahia, quase todos os 417 municípios têm uma emissora de
radiodifusão comunitária. Dentro do setor, existem vários segmentos da
sociedade civil inseridos neles. Associações de bairros, associações
esportivas, educação, de moradores da zona rural. Então, nesse contexto, a
gente consegue dialogar com todas essas bases e o trabalho, na verdade, já está
acontecendo”, destacou Sandro.
Além da Abap e da Abraço, estiveram presentes representantes do Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro-Bahia); Sindicato das Empresas de Publicidade Exteriores (Sepex–BA); Tempo Propaganda, Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP); Associação Baiana de Empresas de Rádio e Televisão (Abart); Rede Baiana de Rádio (RBR) e Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba). A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) também participou do encontro. A Tarde / Foto: Mateus Pereira/GOVBA