O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social prevê que cerca de 100 mil CPFs (Cadastro de Pessoa Física) de beneficiários do Bolsa Família possuem irregularidades que levam ao bloqueio no pagamento neste mês de janeiro.
Caso sejam detectadas
pendências no documento ou no CadÚnico (Cadastro Único), o beneficiário será
notificado e tem seis meses para regularizar a situação. Caso contrário, o
benefício é cancelado.
A medida faz parte do esforço
da pasta para aprimorar a gestão do programa assistencial e evitar fraudes no
benefício. Para tratar a pendência de CPF no CadÚnico, as famílias devem
verificar a situação na Receita Federal e, se necessário, regularizá-la junto
ao fisco.
Após a regularização, é
necessário atualizar o CadÚnico para voltar a receber o benefício.
Para consultar a situação do
CPF basta:
Acessar a seção “Meu CPF” no
site da Receita Federal
Clicar em “Consultar CPF”
Inserir o número do documento
e a data de nascimento do titular
Clicar em “Consultar” novamente;
será gerado o comprovante de situação cadastral do CPF
Caso haja pendências, clique
em “Meu CPF”
Em
seguida “Atualizar CPF”
E, depois, em “Regularizar
CPF”.
©Ubirajara Machado / Imagem ilustrativa