A nova fábrica da BYD ainda será construída, mas a meta da empresa é ambiciosa. A montadora chinesa quer transformar Salvador e a Bahia no Vale do Silício brasileiro, em alusão à região que concentra empresas de tecnologia de última geração na Califórnia, nos Estados Unidos. A pedra fundamental para a construção da fábrica foi lançada nesta segunda-feira (9) nas instalações da antiga Ford, em Camaçari.
Serão três células fabris. Uma delas será a de produção de veículos. A
expectativa é que a empresa comece a produzir os carros elétricos no final de
2024 ou início de 2025, e a linha de montagem será inspirada na unidade fabril
de Changzhou, na China. Na primeira fase, a capacidade é estimada em 150 mil
veículos ao ano, mas poderá chegar a 300 mil. A BYD produzirá os modelos BYD
Dolphin, 100% elétrico, e o BYD Song Plus.
A segunda célula será
dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos para
abastecimento do Norte e Nordeste do Brasil. Já a terceira fábrica fará o
processamento e a exportação de lítio e ferro fosfato, matérias-primas
destinadas à produção de baterias. Juntas, serão mil postos de trabalho gerados
no início da operação, mas a capacidade é para 5 mil trabalhadores nos próximos
anos.
Além das três fábricas, o
BYD anunciou a construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento em
Salvador. A unidade terá como objetivo o desenvolvimento de tecnologia para um
motor híbrido flex, que possa combinar etanol com motores elétricos, por isso,
a declaração do fundador, presidente e CEO da empresa Wang Chuanfu, durante o
evento desta segunda-feira.
“Vamos instalar centro de pesquisa nessa cidade, desenvolver novas soluções para a transição verde e novos jeitos de movermos veículos. O Brasil se tornará uma referência mundial no setor”, afirmou.
No portal institucional, a empresa confirma Salvador como a
cidade escolhida para a construção do centro de pesquisa, mas o local ainda não
foi divulgado. A BYD vai investir R$ 3 bilhões para a instalação das fábricas
no Polo Industrial da Camaçari, um parque tecnológico que tem faturamento de
cerca de R$ 15 bilhões ao ano, representa R$ 3 bilhões em arrecadação de ICMS
para a Bahia e responde por 22% do PIB da indústria de transformação do estado.
A montadora chinesa também
vai atrair fornecedores de diversas áreas, na produção de peças técnicas ou na
prestação de serviços. Segundo o governo, a empresa vai priorizar negócios
locais. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou a importância de investir
em tecnologias renováveis e o impacto da nova fábrica na economia da Bahia.
“O evento de hoje marca o
início para a construção de uma indústria na Bahia com um novo modelo de
governança ambiental e de cuidado com a classe trabalhadora. Eu tive na China e
tive a oportunidade de conhecer a preocupação da BYD no trato com os seus
trabalhadores e com o meio ambiente. Portanto, é um selo de compromisso do
Governo Federal e do Governo do Estado com a iniciativa privada para garantir
uma Bahia ainda mais atrativa e competitiva nessa área de sustentabilidade”, disse.
Durante o evento, o governador assinou o projeto de lei que estabelece isenção de IPVA para carros elétricos produzidos na Bahia de até R$ 300 mil, pelos próximos cinco anos. A matéria será encaminhada para a Assembleia Legislativa e depende da aprovação dos deputados. Para veículos acima desse valor, será fixado o percentual de R$ 2,5% para o IPVA, igual ao aplicado aos demais automóveis.
A cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi realizada em
um dos galpões da antiga Ford. Um grupo cultural de Camaçari fez uma
apresentação e as autoridades foram convidadas para sambar. O vice-presidente
da República, Geraldo Alckmin (PSB), entrou na brincadeira e arriscou alguns
passos. Ele discursou logo após o governador e destacou a queda no desemprego e
a redução da inflação como cenário positivo para investidores, e a importância
da sustentabilidade.
“A BYD é líder mundial em
carros elétricos, na vanguarda da tecnologia, e vai trazer para a Bahia um dos
principais centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Terá ao lado, como
parceira, o Cimatec, do Senai, um dos grandes centros de pesquisa e inovação.
Escolheu muito bem. Esta é uma região de grandes polos industriais. Polo
petroquímico”, afirmou.
A empresa já opera duas
fábricas em Campinas (SP) e outra em Manaus (AM), com atuação em diferentes
produções e é a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de
armazenamento de energia e veículos 100% elétricos. Ela chegou ao Brasil em
2014, com uma fábrica de ônibus elétricos em Campinas (SP), e tem o compromisso
da redução em 1ºC da temperatura global.
Durante o evento, carros
produzidos pela BYD ficaram expostos no palco e no pátio, incluindo uma viatura
elétrica, e baianas distribuíram acarajé, abará e fitas do Senhor do Bonfim. A
estrutura foi similar a montada em frente ao Farol da Barra, em julho, para
anunciar a chegada da montadora. No final da cerimônia em Camaçari, as
autoridades brasileiras e chinesas foram até o lado de fora, pegaram as pás e
removeram alguns quilos de areia para simbolizar o início das obras. Correio* /