Uma plateia calorosa lotou o plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para homenagear a deputada Maria del Carmen (PT), que recebeu, sob intensos aplausos, a Comenda 2 de Julho em sessão especial realizada na manhã desta quinta-feira (10). Proposta pela deputada Fátima Nunes (PT), líder da bancada do PT na Casa, a cerimônia aconteceu em comemoração aos 50 anos de engenharia da deputada e aos 70 anos da chegada dela à Bahia, ainda aos 6 anos, vinda com os pais e irmãos da região da Galícia, na Espanha.


Muito emocionada, a homenageada foi recebida no plenário sob palmas e gritos de “Maria Guerreira!”. Ao abrir a sessão, o presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, disse que, apesar de ter uma viagem programada, não poderia deixar de estar na celebração, “prestigiando uma pessoa tão especial quanto Maria del Carmen”.


Ficou a cargo da proponente, Fátima Nunes, fazer uma apresentação da homenageada, que tem uma trajetória de prestação de relevantes serviços públicos. Segundo ela, Maria del Carmen Fidalgo Sanchez Puga atuou como técnica em importantes obras, contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura da Bahia. A construção do Estádio de Pituaçu e o início da Via Expressa, quando era presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), em 2007, são exemplos da marca de seu trabalho. Antes disso, quando foi diretora da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em 1985, Maria coordenou o início das obras do Estádio Manoel Barradas.


“Atualmente em seu quinto mandato na Assembleia Legislativa da Bahia, Maria del Carmen continua trabalhando incansavelmente em prol da mobilidade urbana, habitação popular, do combate à violência contra a mulher, do desenvolvimento urbano e agricultura familiar. Além disso, é autora da Lei Anticalote, protegendo os diretos dos trabalhadores e trabalhadoras em empresas terceirizadas”, contou Fátima Nunes.



Somam-se, agora, à Comenda 2 de Julho, maior honraria concedida pelo Legislativo baiano, o Título de Cidadã de Salvador, concedido pela Câmara Municipal de Salvador, em 1988, o Prêmio Mulher do Ano, da revista Comércio, Indústria e Turismo, em 1995, o Prêmio Personalidades, pela revista CIT, de 1997, e ainda o Título de Cidadã Baiana, também entregue pela ALBA, em 2006.


“Hoje, nos reunimos com alegria, gratidão e admiração para celebrar um marco extraordinário na vida de uma mulher quer tanto tem iluminado nossas vidas com sua determinação, sua paixão e sua dedicação incansável”, declarou Fátima Nunes, em seu discurso.


AGRADECIMENTO

 

Del Carmen lembrou da garota de seis anos que desembarcou do navio com os pais há 70 anos. “Quando cheguei a Salvador, logo me apaixonei. Quando eu poderia imaginar que aquela menina chegaria aqui, se tornaria por cinco vezes deputada e receberia essa homenagem tão significativa? É lembrar, então, daquela menina e dizer: obrigado, meu povo”, agradeceu a deputada, que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da ALBA.

 

A legisladora dedicou a homenagem recebida a todas as mulheres. “Cada vez que uma mulher é homenageada, todas nós somos homenageadas”, disse, acrescentando que continuará sonhando e trabalhando, enquanto tiver forças. “A emoção de a gente sonhar que é possível construir uma vida melhor, uma cidade diferente, que é possível sonhar com a construção de um país melhor”, declarou a deputada, sob aplausos.


Compuseram a Mesa, além dos citados, a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Elisângela Araújo, representando o governador Jerônimo Rodrigues; a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya dos Reis Santos; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Nelson Pelegrino; a vereadora de Salvador Marta Rodrigues; a consultora da vice-presidência Nacional de Habitação da Caixa Econômica Federal, Eleonora Mascia; o prefeito de Aratuípe, Professor Toni; a presidente interina do PT na Bahia, Jéssica Sinai; o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), João Bosco Cavalcanti; e a amiga e colega de profissão de Maria del Carmen, Maria Beatriz, representando a turma de Engenharia Civil da Ufba de 1973.



A bancada feminina da ALBA foi representada pelas deputadas Ivana Bastos (PSD), Neusa Cadore (PT), Fabíola Mansur (PSB), Cláudia Oliveira (PSD) e Olívia Santana (PC do B), que conduziram Maria del Carmen até a Mesa e entregaram a ela a comenda, juntamente com a família da homenageada. Também marcaram presença o deputado estadual Robinson Almeida (PT) e os deputados federais, Jorge Solla (PT) e Joseildo Ramos (PT). ALBA / Foto: Sandra Travassos / ALBA


Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem