A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, nesta quinta-feira (11/5), que a monkeypox (também conhecida como "varíola dos macacos") não é mais uma emergência de saúde global. O título de alerta da organização havia sido declarado no final de julho de 2022. 

O anúncio foi feito menos de uma semana depois da organização anunciar que a covid-19 também não émais uma emergência de saúde pública de importância internacional, que corresponde ao título mais alto de alerta. O status de pandemia, no entanto, permanece.

Apesar da declaração, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, alertou, em coletiva de imprensa, que ainda existe a ameaça de ressurgimento de ondas para ambas as doenças. 

"Embora as emergências de mpox e covid-19 tenham terminado, a ameaça de ressurgimento de ondas permanece para ambos. Ambos os vírus continuam a circular e ambos continuam a matar. E embora duas emergências de saúde pública tenham terminado na semana passada, cada dia a OMS continua a responder a mais de 50 emergências," afirma.  Correio Braziliense /  Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS. — Foto: DENIS BALIBOUSE / REUTERS

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem