O Governo do Estado vai assinar, em até duas semanas, a ordem de serviço para início da obra de 127 quilômetros da Ferrovia de Integração Nacional Oeste-Leste (Fiol) na Bahia, através do consórcio entre a Bamin Ferrovia e as empresas Tiisa e a chinesa Crec-10: a TCR-10.
O anúncio foi realizado na terça-feira, 4, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e reuniu o governador em exercício, Geraldo Júnior, e demais representantes do Governo do Estado, da BAMIN Ferrovia e das empresas Tiisa e CREC-10, que integram o consórcio.
A ordem de serviço será para o início da execução do trecho, que passa pelos municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. As obras receberão investimento de R$ 1,1 bilhão e têm previsão de conclusão em até 36 meses.
Neste período, segundo o governo, a projeção é de que sejam gerados cerca de 1.200 postos de trabalho, com contratações graduais, à medida que as obras avancem nos municípios que compõem o Lote 1F.
Ligando os municípios baianos de Caetité e Ilhéus - onde está localizado o Porto Sul -, a FIOL I terá um total de 537 quilômetros de extensão, passando por 20 municípios, com previsão de estar concluída e em operação a partir do ano de 2027. A ferrovia terá capacidade para movimentar 60 milhões de toneladas de carga por ano. Cerca de 40% desse potencial serão utilizados pela BAMIN para o transporte do minério de ferro produzido pela Mina Pedra de Ferro, disponibilizando o restante para o escoamento da produção de outras mineradoras, do agronegócio e demais segmentos.
Porto Sul
A
BAMIN também é responsável pela construção do Porto Sul, em Ilhéus, um terminal
de águas profundas que poderá receber, na costa da cidade, navios com
capacidade de até 250 mil toneladas, e é projetado para movimentar até 42
milhões de toneladas anuais. A conclusão da ferrovia e do porto irá representar
um novo vetor de desenvolvimento econômico para diversos setores produtivos.
O contrato da BAMIN Ferrovia para a
construção dos 537 quilômetros de extensão da FIOL I foi assinado em setembro
de 2021 com o Ministério da Infraestrutura, do Governo Federal. A subconcessão
da BAMIN Ferrovia tem a duração de 35 anos, sendo cinco para construção e 30
anos para operação. A ferrovia oeste-leste foi planejada, nacionalmente, em
três etapas. A BAMIN Ferrovia arrematou o Trecho 1, entre Caetité e Ilhéus,
durante leilão realizado no mês de abril de 2021. Os trechos 2 e 3 estão sob
administração do Governo Federal. Foto ilustrativo PAC/GovBR