Foto Marcelo Oliveira

A cidade de Inhambupe, no nordeste baiano, está em luto pela morte do vereador José Uelson de Jesus (MDB), conhecido popularmente como Pai Uelson. O óbito ocorreu nesta quarta-feira (29). Aos 53 anos, o político faleceu vítima de câncer. 

José Uelson de Jesus nasceu em 06 de agosto de 1970, natural de Inhambupe, Professor, Gerente Comercial, Sacerdote-afro, graduado em Gestão Pública, pós-graduado em Educação e Direitos Humanos pela UFBA, conferencista em diversas pastas como: direitos e comunidades de povos tradicionais, atuante nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, e pela Reparação de Promoção da Igualdade. 

O parlamentar fundou a Associação Religiosa e Cultural do Terreiro dos Filhos Kanbaranguaje na comunidade de Mandacaru. 

Foi candidato em 2004 pelo PTC e ficou como primeiro suplente e 2008 não foi eleito, sendo segundo candidato mais votado. Em 2012, foi candidato pelo PT sendo o segundo candidato mais votado. Já em 2016 foi candidato pelo PR pontuando em todas as urnas do município sendo o vereador mais votado. Em 2020 foi eleito vereador pela terceira vez consecutivas. 

Durante os seus mandatos de parlamentar foi um grande defensor das minorias, representante dos movimentos negros e das religiões de matrizes africanas. Foi autor do Projeto de Lei Municipal (24/2021) que dispõe sobre a proteção das nascentes, mananciais e áreas ciliares dos corpos D’água de Inhambupe. 

Além de parlamentar, Uelson foi também diretor de Cultura na Gestão da Ex-prefeita Simone Neri e Presidente do Conselho de Cultura 2020-2022, sendo autor do Projeto de Lei de criação do Conselho de Cultura de Inhambupe.

Amigos, familiares e políticos lamentaram sua partida. A Câmara Municipal e a Prefeitura Municipal, publicara nota de pesar.



Siga-nos: FacebookTwitterInstagram e Rss 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem