O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, concedeu liberdade provisória a mais 130 presos pelos atos golpistas do 8 de janeiro. O entendimento é o de que eles já foram denunciados. Ou seja, não representam risco ao processo ou à sociedade e, por isso, podem responder em liberdade.

Mas para isso terão de usar tornozeleira eletrônica, se apresentar ao juiz semanalmente, além de estarem proibidos de deixar o país, inclusive terão de entregar o passaporte. Também estão proibidos de usar redes sociais e de se comunicar com outros envolvidos. O ministro determinou ainda a suspensão do porte de arma de fogo e de certificados CAC, que é o registro de colecionador, atirador e caçador.

Dos mais de 1.400 presos desde janeiro, mais de mil já foram soltos. Permanecem ainda na prisão 392 pessoas, sendo 310 homens e 82 mulheres. Novecentas e dezenove pessoas foram denunciadas por incitação pública ao crime e associação criminosa. Desse total, 219 vão responder por golpe de estado, abolição violenta do estado de direito e dano qualificado.  Agencia Senado / Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem