Há quem duvide, mas tudo se encaminha para que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) suba a rampa do Palácio do Planalto em 1º de janeiro. Declarado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como vencedor da eleição, o petista já está em seus preparativos para o dia da posse presidencial.

O roteiro da cerimônia foi divulgado na última quinta-feira (15) pelo Congresso Nacional. O evento terá início a partir das 13h45, com a chegada de líderes estrangeiros ao Senado Federal. Às 14h20, Lula e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), estarão na Catedral Metropolitana de Brasília para um cortejo que partirá às 14h30 em direção ao Congresso Nacional.

O rito de posse ocorrerá logo em seguida, às 15h, com a seguinte ordem: abertura da sessão solene, execução do hino nacional, compromisso constitucional, leitura e assinatura do termo de posse.

Às 15h50, o presidente eleito e o vice eleito irão para a sala de audiências da Presidência do Senado. Por fim, às 16h20, os novos mandatários irão para o Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial.

Com esse roteiro do Congresso Nacional já definido, a tendência é que, nos próximos dias, haja a divulgação do rito de posse por parte do Palácio do Itamaraty e da própria Presidência da República, que tradicionalmente organizam a cerimônia em conjunto.

VEJA O ROTEIRO DIVULGADO PELO CONGRESSO

13h45 às 14h30: chegada dos chefes de Estado e de Governo – Anexo 1 do Senado Federal;

13h30 às 14h30: chegada das autoridades e convidados – Salão Branco do Congresso Nacional;

14h20 às 14h30: chegada do presidente e do vice-presidente eleitos – Catedral Metropolitana de Brasília;

14h30: saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional;

14h40: chegada do presidente e do vice-presidente ao Congresso Nacional com a recepção dos presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados;

15h: sessão solene da Posse Presidencial: abertura, execução do hino nacional, compromisso constitucional, leitura e assinatura do termo de posse, pronunciamento do presidente da República e pronunciamento do presidente do Congresso Nacional;

15h50: deslocamento do presidente e do vice-presidente para a sala de audiências da Presidência do Senado Federal;

16h: saída do presidente e do vice-presidente da sala de audiências em direção à área externa do Palácio;

16h05: início da cerimônia externa de honras militares;

16h20: saída do presidente e do vice-presidente rumo ao Palácio do Planalto.    Conexão Politica / Roque de Sá | Agência Senado

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem