As tensões em torno de Taiwan e a invasão da Rússia à Ucrânia devem ser tópicos de discussão em uma conversa por telefone esperada para esta semana entre o presidente norte-americano, Joe Biden, e o líder chinês, Xi Jinping, disse a Casa Branca nesta terça-feira (26).
O porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse a repórteres em uma entrevista coletiva que a disputa econômica entre os dois países também deve ser um dos assuntos da discussão, que é esperada para esta semana, conforme Biden afirmou na segunda-feira.
Será a quinta ligação entre os dois líderes e ocorrerá no momento em que a China dá alertas mais fortes ao governo Biden contra uma possível visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, à democrática Taiwan, que Pequim reivindica como seu território.
“Tudo, das tensões em torno de Taiwan à guerra na Ucrânia, assim como a melhor forma de administrar a competição entre as duas nações, certamente na esfera econômica”, disse Kirby, sobre os tópicos que serão discutidos.
“É uma ligação que foi marcada muito tempo atrás e já tem uma agenda bastante robusta de coisas para esses dois líderes conversarem”, disse.
Pela sua política de "Uma China", os Estados Unidos não têm relações diplomáticas oficiais com Taiwan, mas é obrigado pela lei norte-americana a fornecer à ilha os meios para se defender. A Casa Branca rapidamente reiterou que essa posição não mudou, apesar das especulações sobre uma possível viagem de Pelosi. Agencia Brasil / Foto © Casa Branca/Divulgação via REUTERS/Direitos Reservados