O procurador-geral da República, o baiano Augusto Aras, publicou, nesta quinta-feira (21) em seu canal no YouTube, um vídeo em que ele defende o sistema eleitoral brasileiro durante uma entrevista a jornalistas de veículos de imprensa estrangeiros.
“Não aceitamos alegação de fraude, porque nós temos visto o sucesso da urna eletrônica ao longo dos anos. Especialmente no que toca à lisura dos pleitos”, disse o procurador-geral da República.
Segundo Aras, é natural que a democracia brasileira passe por tensionamentos e avaliou que ela deve se fortalecer ao superar essa pressão, que ele considera inerente ao sistema democrático. Para ele, quem ganhar as eleições tomará posse sem enfrentar turbulências.
"Nós compreendemos, e temos dito isso sempre, que a democracia é o governo dos contrários, que a democracia passa por uma tensão permanente, mas uma democracia se revela mais pujante, mais forte, na medida em que ela consegue resistir, com as suas instituições, a essa pressão contínua", afirmou.
Aras vinha sendo cobrado por políticos de oposição e por procuradores do Ministério Público Federal (MPF) para que se manifestasse sobre as falas do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), contra o sistema eleitoral. Foto LeoBark/SECOM/MPF