O presidente da Rússia, Vladmir Putin, deve anunciar que vai reconhecer a independência de duas regiões ucranianas: Luhansk e Donetsk. Nas localidades, separatistas pró-Moscou controlam boa parte do território desde 2014. 

O anúncio veio horas após uma reunião não programada do seu Conselho de Segurança Nacional, televisionada ao vivo para o país. Um decreto para anexação das áreas ao território russo poderá ser assinado ainda nesta segunda-feira (21). 

 

"Putin informou sobre os resultados da reunião ampliada do Conselho de Segurança da Federação Russa, que considerou a situação atual em torno do Donbass no contexto da decisão da Duma do Estado sobre o reconhecimento das Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk", escreveu o Kremlin, em comunicado reproduzido por agências de notícias russas. 

 

O reconhecimento da independência das regiões constituiiria o fim dos Acordos de Minsk, negociados em 2015 com mediação da Alemanha e da França. Os acordos previam um cessar-fogo nas duas regiões, que receberiam autonomia administrativa. As informações são do jornal O Globo. Foto: Oficial Kremlin

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem