A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 foi aprovada, nesta quarta-feira (22), em segundo turno, pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O orçamento seguirá agora para sanção do governador Rui Costa (PT).
O projeto enviado pelo governo teve o voto contrário de toda a oposição, além do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL). Os oposicionistas têm relatado que o orçamento encaminhado é “irreal” e “fictício”.
Durante a semana, até o presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD), aliado do governo estadual, fez críticas ao orçamento, avisando previamente que ele necessitaria de suplementação durante o ano de 2022.
“Infelizmente, esta Casa sempre aprova, todos os anos, o orçamento do ano seguinte com defasagem. Nós estamos tentando ainda, vamos ter uma conversa com o governador, para ver se a gente coloca um valor que a gente sabe que vai precisar em 2022. Porque todos os anos a gente tem que pedir suplementação e fica parecendo que é o presidente do momento quem gastou aquele dinheiro”, comentou Adolfo na segunda-feira (20).
O orçamento previsto para 2022 é de R$ 52,6 bilhões, com estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) baiano de 3,3%.
Foi a última sessão legislativa da AL-BA em 2021. Os deputados estaduais, a princípio, só retornarão a se reunir na Casa a partir de fevereiro de 2022, quando se encerrar o recesso parlamentar. Foto: Sandra Travassos/ALBA