O governo da Bahia aumentou nesta segunda-feira (13) para 51 cidades reconhecidas em situação de emergência após as fortes chuvas que atingiram, em especial, o sul do estado. Ao todo, já foram registradas dez mortes em decorrência das enchentes e mais de 220 mil pessoas foram afetadas. 

Os dados foram atualizados Defesa Civil da Bahia na tarde desta segunda. Ao todo, segundo o órgão, pelo menos 267 pessoas ficaram feridas e mais de 21 mil tiveram de deixar suas casas. Em Minas Gerais, que também sofre com as enchentes, duas pessoas morreram na última semana. Os números ainda não foram atualizados nesta segunda.
 

As enchentes no sul baiano e no norte de Minas foram provocadas por um ciclone extratropical formado na costa sul do país —o volume de chuvas chegou a 450 mm no extremo sul da Bahia no meio da semana. De acordo com o prefeito de Camacan, Paulo do Gás (Podemos), estas são as piores inundações dos últimos 35 anos.
 

Ainda segundo a Defesa Civil da Bahia, as chuvas deixaram 6.371 pessoas desabrigadas e outras 15.199 desalojadas —as mais de 21 mil pessoas tiveram de deixar suas casas, mas, no caso dos desabrigados, os cidadãos necessitam de assistência do governo para ter uma moradia temporária.
 

Nesta segunda, segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura, não há municípios isolados. O acesso a Prado —onde duas pontes caíram— foi reestabelecido por terra, a pé ou de moto. Veículos deverão ser liberados até esta noite.
 

*
 

Veja a seguir os 51 municípios em situação de emergência, com impacto em pelo menos 220.297 vidas:
 


 Alcobaça

 

Amélia Rodrigues
 

Anagé
 

Baixa Grande
 

Belmonte
 

Boa Vista do Tupim
 

Camacan
 

Canavieiras
 

Caravelas
 

Cocos
 

Encruzilhada
 

Eunápolis
 

Guaratinga
 

Iaçu
 

Ibicoara
 

Ibicuí
 

Ibirapuã
 

Ilhéus
 

Itabela
 

Itapebi
 

Itaberaba
 

Itacaré
 

Itagimirim
 

Itamaraju
 

Itambé
 

Itanhém
 

Itapetinga
 

Itaquara
 

Itarantim
 

Jaguaquara
 

Jiquiriçá
 

Jucuruçu
 

Lajedão
 

Macarani
 

Maragogipe
 

Marcionilio de Souza
 

Mascote
 

Medeiros Neto
 

Mucugê
 

Mucuri
 

Mutuípe
 

Nova Viçosa
 

Porto Seguro
 

Prado
 

Ribeira do Pombal
 

Ruy Barbosa
 

Santa Cruz Cabrália
 

Santanópolis
 

Teixeira de Freitas
 

Teolândia
 

Vereda


por Lucas Borges Teixeira | Folhapress / Foto: Isac Nóbrega/PR

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem