Após um ano e sete meses com arquibancadas vazias, o torcedores baianos poderão voltar aos estádios. O decreto que autoriza o público em eventos esportivos foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (9), e é válido até 19 de outubro, mas estabelece alguns condicionantes.
Será exigida comprovação das duas doses da vacina contra a Covid-19 ou dose única, mediante apresentação do documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou do certificado obtido através do aplicativo "Conect SUS” do Ministério da Saúde. O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.
O decreto também limita a ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local e também proíbe a venda de bebidas alcóolicas.
O uso adequado de máscara é obrigatório, ou seja, o equipamento de proteção individual (EPI) deve cobrir o nariz e a boca. O decreto também exige o respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social.
Além disso, deve haver controle dos fluxos de entrada e saída nas dependências do local e o contingenciamento de público nas regiões adjacentes de modo a evitar aglomerações. Jazmin Del Cid Fotografía/Flickr