O Brasil fechou as Olimpíadas de Tóquio neste domingo com a melhor posição da história no quadro de medalhas. Com sete ouros, seis pratas e oito bronzes (21 medalhas no total), o país ficou no 12º posto nos Jogos Olímpicos dos Japão, subindo uma colocação em relação à Rio 2016.

O Brasil conquistou 21 pódios, um recorde, superando a marca de 19 da Rio 2016. Como anfitrião, o país conquistou sete ouros, mesmo número de títulos faturados em Tóquio.

O Brasil entrou no último dia dos Jogos na 12ª posição, mas com possibilidade de chegar ao 11º posto caso conquistasse mais um ouro no vôlei feminino ou no boxe. Com duas pratas no dia, o Brasil acabou superado pelo Canadá, que conquistou um ouro no ciclismo. Só que as as pratas foram o suficiente para a delegação brasileira passar a Nova Zelândia e manter o 12º posto.

No ranking pelo número total de medalhas, o Brasil também foi o 12º colocado com 21 medalhas, três a menos que o Canadá, mas uma a mais que Hungria, Nova Zelândia e Coreia do Sul.

No número de medalhas, os grandes responsáveis pela melhora de desempenho do Brasil foram a entrada dos novos esportes (surfe e skate), que não estavam no programa da Rio 2016, e a melhora do desempenho das mulheres, que foram ao pódio nove vezes em Tóquio, contra apenas cinco na última edição do evento.

Medalhas do Brasil em Tóquio:

MedalhaAtletaModalidadeProva
OuroItalo FerreiraSurfeSurfe
OuroRebeca AndradeGinástica ArtísticaSalto
OuroMartine Grael/Kahena KunzeVela49er FX
OuroAna Marcela CunhaNataçãoMaratona Aquática
OuroIsaquias QueirozCanoagemC1 1.000m
OuroHebert ConceiçãoBoxePeso Médio
OuroEquipe masculinaFutebolFutebol
PrataKelvin HoeflerSkateStreet
PrataRayssa LealSkateStreet
PrataRebeca AndradeGinástica ArtísticaIndividual Geral
PrataPedro BarrosSkatePark
PrataBeatriz FerreiraBoxePeso Leve
PrataEquipe femininaVôleiVôlei
BronzeDaniel CargninJudô-66kg
BronzeFernando SchefferNatação200m Livre
BronzeMayra AguiarJudô-78kg
BronzeLaura Pigossi/Luisa StefaniTênisDuplas
BronzeBruno FratusNatação50m Livre
BronzeAlison dos SantosAtletismo400m com Barreiras
BronzeAbner TeixeiraBoxePeso Pesado
BronzeThiago BrazAtletismoSalto com vara
Por Redação do GE — Tóquio, Japão / Hebert Conceição nocauteia ucraniano e é campeão olímpico — Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem