Foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada nesta sexta-feira, 23 de abril, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021. Com isso, veio a confirmação no corte do orçamento para o Censo IBGE, que era previsto para esse ano. Agora, a pesquisa será novamente adiada.

Vale lembrar que durante a tramitação do Orçamento no Congresso Nacional, os parlamentares já haviam cortado os valores destinados ao Censo em cerca de 96%, de R$ 2 bilhões para R$ 71 milhões.

Não há previsão orçamentária para o Censo, portanto ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo desse ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária”, declarou o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

Na ocasião, o IBGE e o Cebraspe se manifestaram acerca da suspensão do processo seletivo para mais de 200 mil vagas. Segunda nota oficial divulgada em 06 de abril, o Instituto iria avaliar um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia. Foto Palácio do Planalto 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem