Municípios da Bahia vão receber um total de R$ 930 mil reais do Ministério da Saúde referentes ao primeiro ciclo de monitoramento de 2021 do Eixo Estrutura do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualificar-SUS). O repasse foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14).
Na Bahia 155 cidades foram contempladas. Cada uma vai receber R$ 6 mil referente a transferência trimestral.
O Qualifar-SUS tem o objetivo de contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde. O foco é uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada.
O programa está organizado em quatro eixos: estrutura que o objetivo é de contribuir para a estruturação dos serviços farmacêuticos no SUS de modo que estes sejam compatíveis com as atividades desenvolvidas na assistência farmacêutica; educação que o foco é em promover a aprendizado permanente e a capacitação dos profissionais na lógica das Redes de Atenção à Saúde; informação, que o objetivo é disponibilizar informações que possibilitem o acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações e serviços da Assistência Farmacêutica; e eixo cuidado que tem por objetivo inserir a Assistência Farmacêutica nas práticas clínicas visando a resolutividade das ações em saúde, otimizando os benefícios e minimizando os riscos relacionados à farmacoterapia.