O Google anunciou uma nova ferramenta por meio da qual
veículos jornalísticos parceiros poderão disponibilizar para acesso gratuito
notícias pelas quais cobram de forma aberta. O serviço deverá ser lançado no
Brasil até o fim do ano. A previsão é que outros países, como Alemanha e
Austrália, também tenham a novidade ainda em 2020.
O
novo produto será incluído no agregador de notícias da empresa, o Google News.
Nele aparecerão seções específicas para cada um dos veículos convidados para a
parceria. Cada um destes escolherá quais conteúdos deixarão de ter a limitação
de acesso pago (ou paywall na
linguagem técnica em inglês).
Cada
empresa parceira será remunerada pelo conjunto de notícias que decidir
disponibilizar. A forma de remuneração não foi divulgada pela companhia, mas
irá variar conforme cada acordo e diferentes arranjos.
Além
de ler as notícias, o usuário poderá marcá-las (ou favoritar, no termo utilizado
pelo Google) para que possa receber as atualizações daquele veículo.
O
serviço será incluído também nas recomendações para o sistema operacional
Android, controlado pelo conglomerado. As matérias serão disponibilizadas em
uma seção do Android chamada discover,
onde são mostrados outros tipos de informação, como previsão do tempo.
Segundo
a diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina do
Google, Andrea Fornes, a iniciativa dá seguimento a um conjunto de projetos da
companhia de construção de iniciativas conjuntas com as empresas jornalísticas.
“Não
é a primeira vez que remuneramos os publishers [termo
em inglês utilizado por plataformas para se referir a produtores de conteúdo].
O projeto Webstories foi um exemplo. O Google remunerou também para produzir
conteúdo de áudio para seu assistente. Este produto é mais um passo importante
para continuar apoiando empresas de mídia. E fidelizar o usuário”, comenta
Andrea Fornes. Com informações, Agência Brasil / Foto ©
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