A
partir de hoje (22), os usuários de todo país podem consultar as linhas
pré-pagas e verificar a possibilidade de cadastros indevidos. A consulta feita
por meio do CPF que já estava valendo para os consumidores das regiões Norte,
Nordeste e Centro-Oeste, também será estendida aos clientes de telefonia móvel
das regiões Sul e Sudeste.
As
empresas de telecomunicação brasileiras disponibilizaram, em parceria com a
Anatel, um site para que o usuário possa consultar.
O consumidor da linha pré-paga que quiser fazer consulta para verificar a
ocorrência de fraudes com linhas associadas indevidamente ao seu CPF deve acessar o portal.
A
consulta vale para os celulares das prestadoras: Algar, Claro, Oi, Sercomtel,
TIM e Vivo. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a
medida vai possibilitar ao consumidor verificar a linha pré-paga em seu nome.
Caso contrário o usuário pede o cancelamento.
"Hoje
no Brasil há cerca de 135 milhões de celulares pré-pagos e, destes, três
acessos a cada 1.000 apresentam inconsistências cadastrais", informou a
agência.
Segundo
a Anatel, a iniciativa do portal visa "garantir uma base cadastral
do serviço correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes de
subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma,
proporcionar mais segurança aos consumidores."
O
pedido de cancelamento feito pelo consumidor deverá ser atendido em até 24
horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente, e até 48 horas
se solicitada automaticamente (no call center ou portal
da prestadora, sem a intervenção humana).
A
Anatel destaca que o serviço não traz informações para quem possui linhas de
celular pós-pagas. A página também disponibiliza orientações para quem
identificar a existência de linhas cadastradas indevidamente em seu nome. Neste
caso, o cliente deverá entrar em contato com a operadora para correção das
informações. agenciabrasil / Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa