No
contínuo processo de digitalização dos bancos, o Itaú Unibanco vai fechar 400
agências até o final deste ano. Além disso, 3,5 funcionários da instituição
aderiram ao programa de demissão voluntária anunciado em setembro. O presidente
do Itaú, Candido Bracher, disse durante teleconferência de resultados do terceiro
trimestre que as agências fechadas estão a menos de 500 metros de outras
agências e não impactam o atendimento aos clientes. Em relação ao programa de
demissões, 50%dos funcionários que estavam elegíveis para o desligamento
aderiram, gerando um efeito de R$ 2,4 bilhões nos números do banco neste
trimestre, antes de impostos.
O banco anunciou lucro líquido de
R$ 7,1 bilhões no terceiro trimestre deste ano, um crescimento de quase 11% em
relação ao mesmo período do ano passado.
O
fechamento de agências não impacta oa tendimento ao público, tanto que temos
crescimento do índice de satisfação dos clientes. É claro que as agências
próximas umas das outras vão se esgotando e a decisão de fechar daqui para a
frente vai requerer uma análise mais profunda.Mas não digo que não vai
acontecer — afirmou Bracher.
O Bradesco também anunciou
durante apresentação de resultados do terceiro trimestre que planeja fechar
450 agências até o final do ano que vem como forma de reduzir despesas.
Entre os fatores que contribuíram
para o aumento do lucro está o crescimento da carteira de crédito, que
apresentou expansão de 8,3% no período, refletindo o cenário de gradual retomada
da economia. O crédito a micro, pequenas e médias empresas teve expansão de
24,5%,enquanto a tomada de crédito por pessoas físicas teve aumento de quase
15%.
Bracher disse que a aprovação da
reformada Previdência já trouxe uma mudança de humor entre os investidores e
o mercado. Ele afirmou que depois da aprovação, a equipe econômica do
banco revisou o cenário de crescimento da economia para 2020 de cerca de 1,8%
para 2,2%.
— Acreditamos que esse crescimento
será mais vigoroso nos próximos anos, e não um voo de galinha. Há elementos
para este crescimento ser mais prolongado — afirmou.
Em relação às operações do banco
no Chile, Milton Maluhy Filho, vice-presidente executivo, e que até o ano
passado estava à frente do Itaú Chile, disse que os protestos naquele país não impactaram
os números do banco. Segundo ele, a estratégia de digitalização das operações
permitiu que os clientes operassem pelos canais digitais, apesar de fechamento e
de impacto em algumas agências.
Em relação às operações na
Argentina,onde o candidato da esquerda Alberto Férnandez foi eleito, Bracher
disse que o Itaú, apesar de estar há muitos anos no país vizinho, sempre teve
uma operação pequena naquele devido aos altos e baixos da economia.
— Nunca nos encorajamos a crescer
na Argentina por conta da alternância dos períodos de crescimento e depressão
da economia. Vamos esperar e ver como as coisas vão evoluir para ver que ritmo
vamos impor à nossa operação lá. Por ora, estamos olhando — disse Bracher. Informações epocanegocios / ITAÚ (FOTO: REUTERS/SERGIO MORAES)