Baianos com celulares pré-pago devem ficar atentos para as mensagens recebidas da operadora a partir de segunda-feira (2). Por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as empresas de telefonia móvel que atuam na Bahia estão convocando seus clientes para participar de um processo de atualização cadastral.
O recadastramento precisa ser feito por todos os clientes que forem acionados pelas operadoras. O consumidor que receber o aviso deverá entrar em contato com a central de atendimento da operadora e atualizar os dados pessoais, como nome, CPF e endereço completo com CEP. Segundo a Anatel, após o período de recadastramento, o cliente que estiver com pendência terá a linha bloqueada até que atualize seus dados. 
A medida já havia sido implantada no mês de abril em outros dez estados, como Acre, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Brasília. Agora, vale para todo o Brasil. Esse processo, segundo a Agência, é o primeiro passo para a implantação de um novo projeto. A partir de 2020, as operadoras de telefonia deverão adotar um novo modelo de cadastro para as atividades dos pré-pagos.
À reportagem, o universitário Caique Miranda, de 24 anos, comentou sobre a medida. “É bom fazer essa atualização, até mesmo para liberar novas linhas. Acho que muita gente troca de chip e acaba abandonando o número antigo. Eu já fiz isso. Atualização cadastral eu sempre vejo como positivo. Recentemente a gente também teve o bloqueio de celulares piratas, acho que a Anatel está passando por um processo interno de organização”, opinou. 
A ação envolvendo celulares piratas, citado por Caique, começou a ser implementada no estado no início do ano, quando a reguladora informou que produtos sem o selo da Anatel que “indica a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras, a qualidade dos serviços e a segurança do consumidor”, seriam retirados de circulação.  bahia.ba / Foto / Fachada da Sede da Anatel, em Brasília

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