O ex-presidente Lula será transferido para a Penitenciária II de Tremembé José Augusto César Salgado, determinou o juiz corregedor Paulo Eduardo de Almeida Sorci, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de acordo com O Globo.
Conforme a decisão, o petista deve cumprir o restante da pena de 8 anos de 10 meses pelo caso do tríplex do Guarujá no chamado “presídio dos famosos”, no interior de São Paulo. A data da transferência não foi definida.
O magistrado atendeu a pedido da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, que determinou nesta quarta-feira (7) a remoção de Lula da carceragem da Polícia Federal em Curitiba para uma unidade prisional de São Paulo, atendendo a uma solicitação da PF.
“Expeçam-se as comunicações necessárias, observando que as tratativas quanto à escolta e transporte deverão ser realizadas entre o distrito da culpa e a administração penitenciária do estado”, escreveu o juiz.
A PF alega que a permanência do petista no local onde está detido tem causado transtornos não só à instituição, como à vizinhança.
A defesa do ex-presidente havia pedido que ele ficasse em uma Sala de Estado Maior, caso fosse aprovada a transferência. Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress