O coordenador da Central de Análise da Gerência Executiva do
INSS em Salvador, Leandro dos Campos Alves, ressalta que a média de 150 dias
não significa a inexistência de processos mais demorados. "Temos
concessões automáticas, nas quais a pessoa dá entrada e o benefício sai no
mesmo dia, então nesses casos o prazo que vai ser usado na média é de um
dia", detalha. Alves afirma que o período atual está sendo dedicado
exatamente aos processos de outubro e novembro.
De acordo com o
coordenador, cerca de 50 mil requerimentos estão em espera na região de
abrangência de Salvador, que soma a capital baiana e os municípios de Camaçari,
Santo Amaro, Alagoinhas, Esplanada, Lauro de Freitas, Catu, Dias D'Ávila, Mata
de São João, Pojuca, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Olindina.
Para todo o
estado, a soma dos três benefícios mais demandados pela população chega a 100
mil pedidos em aberto. Alves explica que no âmbito estadual, o tempo médio de
concessão é de 80 dias e que os líderes em número de requerimentos são as
aposentadorias, especialmente por tempo de contribuição, pensões e os
benefícios assistenciais.
Na avaliação do
coordenador da Central de Análise da Gerência Executiva do INSS em Salvador,
Leandro dos Campos Alves, dois fatores são preponderantes para o acúmulo de
requerimentos sem resposta na Bahia e em todo Brasil.
O primeiro
ponto citado por Alves é a expansão da presença digital do órgão, o que
facilita o pedido dos benefícios por não exigir que os usuários de desloquem
sempre até as agências do órgão. O segundo fator é a possibilidade de mudanças
no sistema previdenciário, o que tem gerado pressa entres o que reúnem as
condições para requerer aposentadoria.
Questionado
sobre o impacto da diminuição do quadro de funcionários, o coordenador se
limita a confirmar que a redução ocorreu no início do ano. Procurado para
comentar os cortes, o SindPrev/Bahia não deu retorno até o fechamento dessa
reportagem.
Alves enfatiza
os mutirões que têm sido realizados para agilizar a análise dos pedidos e
acrescenta que, na última semana, servidores que atuam em outros setores, tidos
como “área meio” passaram por capacitação para fazer atividade-fim, que é
exatamente analisar os requerimentos.
Atualmente,
os usuários contam com 20 serviços que podem ser realizados remotamente, via
Meu INSS (site ou aplicativo) e o telefone 135, mas segundo o coordenador, até
o final de junho outros 90 serviços serão oferecidos dessa forma. “Quanto mais
tiramos servidores dessa parte de serviços, mais eles podem ser deslocados para
a concessão de benefício”, defende.
Central
Em nota da
Direção Central do INSS, o órgão afirma que “tem feito um esforço concentrado
para agilizar a análise dos requerimentos e o reconhecimento de direitos” e que
forças-tarefas têm sido montadas nas cinco superintendências, que englobam
todas as regiões do país, para análise dos processos em tempo integral.
Conforme o texto, as medidas já “resultaram na queda de 22% do tempo médio de
resposta ao segurado”.| Informações do no atarde - ver aqui