Era tarde de uma sexta-feira quando a publicitária Camila Rodrigues, 27 anos, recebeu em sua casa a visita de um funcionário da Coelba. O motivo, para o seu desespero, era o corte de energia. A jovem, que divide apartamento com outra colega, estava com duas faturas atrasadas.
As duas moradoras até conseguiram levantar o dinheiro para efetuar o pagamento em tempo hábil, ainda na sexta. Mas foram informadas pela companhia de eletricidade que o religamento só poderia ser feito na segunda-feira. Foi um final de semana inteiro de prejuízos. Apesar de estarem cientes da inadimplência, o que irritou as consumidoras foi o fato de não terem recebido nenhum documento informando sobre o corte.
Essa é a realidade de muitas outras pessoas que moram na Bahia. Mas, de acordo com a Coelba, com base nas determinações da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), não é necessária a entrega de nenhum documento de notificação sobre o atraso para que o corte seja feito. Basta apenas que conste na fatura a informação de que já há uma pendência por parte do consumidor.
“Quando o consumidor fica inadimplente, na fatura seguinte nós informamos que tem uma fatura que não foi identificado o pagamento. Ali já é um aviso para desligamento. Após 15 dias do recebimento da segunda fatura, ele fica sujeito ao desligamento. Os consumidores devem ficar atentos aos avisos que vêm na conta de energia”, explicou a gestora de atendimento da Coelba, Adriana Teodório. De acordo com a companhia, do total de consumidores, apenas 1% está inadimplente.
Com relação ao caso em específico da jovem Camila, a Coelba justificou: “Os desligamentos ocorrem em horário comercial. E a religação também é feita em horário comercial, em até 24 horas para área urbana e, em área rural, em até 48 horas”.|bahia.ba / Foto: Reprodução/Getty Images

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