O inhambupense Ministro Adalício Nogueira foi homenageado no Fórum das Famílias em Salvador neste mês de novembro.

O Ministro Adalício Coelho Nogueira foi homenageado no Fórum das Famílias, no bairro de Nazaré, Salvador. A placa da Unidade leva o nome do Magistrado que foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal em 1965.

A sugestão foi feita na Sessão do Tribunal Pleno em dezembro do ano passado pela Desembargadora Regina Helena Ramos Reis, integrante da Comissão Permanente de Memória. Na ocasião, o Desembargador Baltazar Miranda Saraiva parabenizou a iniciativa da Comissão.

Trajetória do Ministro – Adalício Nogueira, nasceu em 13 de fevereiro de 1902 em Inhambupe, a 153 quilômetros de Salvador. Diplomou-se pela Faculdade de Direito da Universidade da Bahia em 1924 e foi Promotor Público. Serviu nas Comarcas de Ituaçu, Castro Alves, Canavieiras e Amargosa. Em 1929, foi nomeado Juiz de Direito de Maracás e promovido a Desembargador em 1944. Atuou como vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia no biênio 1960-1961 e Presidente no biênio 1962-1963. Ocupou a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Estado. Foi Prefeito do Município de Salvador, em 1945. Atuou no Governo do Estado da Bahia em 1963. É autor das obras: Aspectos da pessoa física no Direito Romano, Introdução ao Direito Romano e Curso de Direito Romano.

O Ministro Adalício Coelho Nogueira faleceu em 31 de agosto de 1990 em Salvador.

Leia mais notícias em  RL News e siga nossa página no FacebookTwitter e G+
RL News, você vê primeiro aqui! / Informações: texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto / reprodução

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem