Vladimir Putin tomou posse nesta segunda-feira (7) para o quarto mandato presidencial, com o qual permanecerá no poder na Rússiaaté 2024, em uma cerimônia solene no Grande Palácio do Kremlin em Moscou.

"Considero meu dever e o sentido da minha vida fazer todo o possível pela Rússia, por seu presente e por seu futuro", declarou, após prestar juramento com a mão sobre a Constituição.

Putin foi reeleito nas eleições de 18 de março, com ampla vantagem em relação aos seus adversários. Ele registrou mais de 76% dos votos e teve mais de 56 milhões de votos, número que supera seu recorde de 2004.

Com a mão direita sobre a Constituição, Putin jurou "respeitar e defender os direitos e as liberdades das pessoas e dos cidadãos; cumprir e defender a Constituição da Federação da Rússia; defender a soberania e a independência, a segurança e as integridade territoriais do Estado, e servir ao povo com lealdade".

De acordo com a agência Efe, participam da cerimônia mais de 6.000 convidados, entre eles ministros do Governo que está saindo, deputados e senadores, membros do corpo diplomático, autoridades civis, eclesiásticas e militares, e outras personalidades.

Putin mantém sua popularidade apoiado no trauma da crise após o fim da União Soviética e por manter a economia nos eixos desde 1999, de acordo com especialistas ouvidos pelo G1. Com sua permanência no poder, pouca coisa deve mudar nos próximos tempos. A política externa, as relações com a Síria e a rivalidade com os Estados Unidos devem se manter na mesma direção.

No poder desde 2000
O presidente russo chegou ao poder em 2000, uma década após o fim da União Soviética (URSS). Sucedeu a Boris Yeltsin, de quem herdou um país instável, com economia hesitante e que havia perdido o papel grande potência mundial.

Muitos russos consideram que, graças a Putin, o país recuperou sua grandeza, resultado em parte da arrecadação com combustíveis. Mas os críticos acusam-no de provocar um retrocesso nos direitos humanos e nas liberdades.|g1

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem