A partir de segunda-feira
(21/5), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai encurtar a distância
entre o segurado e o benefício. Ao acessar o Meu INSS (inss.gov.br) ou ligar para o 135,
ao invés de agendar uma data para ser atendido, o segurado receberá direto o
número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. A
medida vale inicialmente para os benefícios de salário maternidade e
aposentadoria por idade urbanos.
É o fim, aos poucos, do modelo
convencional em que o segurado agenda uma ida ao INSS para levar documentos e
formalizar o pedido. Agora, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento
pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado para
ir à agência do INSS.
Nos casos em que as informações
previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos
sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto
é, a distância.
Com a mudança, não haverá mais falta
de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o
cidadão terá a garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência.
Além do mais, a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.
E com a ampliação da concessão
automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido,
ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente. Em breve,
outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.
Seu INSS
O Meu INSS já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular.
O Meu INSS já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular.
Estão sendo investidos esforços para
melhoria do Meu INSS: canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do
seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços
do INSS.
E, a partir do dia 24 de maio, vários
serviços que antes eram atendidos somente no atendimento espontâneo agora serão
realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu
INSS ou telefone 135. Confira a lista dos novos serviços agendáveis abaixo.
Lista dos Serviços que passarão a ser
agendáveis:
·
Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de
Saída Definitiva do País
·
Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação
de DIRF
·
Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização
de dependentes
·
Atualizar dados cadastrais do beneficiário
·
Alterar meio de pagamento
·
Cadastrar Declaração de Cárcere
·
Transferir Benefício para outra Agência
·
Desistir de Aposentadoria
·
Cadastrar ou Renovar Procuração
·
Cadastrar ou Renovar Representante legal
·
Reativar Benefício
·
Renunciar cota de Pensão por Morte ou
Auxílio-Reclusão
·
Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do
Beneficiário
·
Cadastrar ou atualizar dependentes para
Salário-família
·
Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com
Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
·
Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com
Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
·
Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
·
Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
·
Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
·
Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes
Habilitados à Pensão por Morte