O ministro Marco Aurélio Mello poderá pedir vistas do julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula nesta noite, forçando a suspensão do julgamento.
A informação de que poderia haver um pedido de vistas foi antecipada pelo site jurídico Jota. "Fontes dizem que um pedido de vista é avaliado, no intervalo, por ministros do STF. A ideia é que o julgamento do HC de Lula só seja retomado quando marcado o julgamento das Ações declaratórias de constitucionalidade, quando jurisprudência sobre 2ª instância poderia ser alterada", disse o site Jota pelo Twitter.
"O que acontece se algum ministro pedir vista? NA PRÁTICA, ele pode devolver quando quiser. Salvo-conduto para Lula poderia ser colocado novamente em votação. Sem Gilmar, há 10 votos. Empate beneficia Lula. Rosa, de novo, seria voto incerto", acrescentou o veículo.
O jornalista Ricardo Noblat foi quem apontou o ministro Marco Aurélio como o que poderá pedir vistas do julgamento, cujo placar está em 5 a 1 contra o habeas corpus. "Vejam só o que começa a correr no Supremo Tribunal Federal: que o ministro Marco Aurélio Mello pedirá vista do processo só para suspender o julgamento. Se pedir, o plenário terá que decidir se prorrogará o salvo conduto concedido a Lula para que ele não seja preso. Prorrogará!", disse Noblat pelo Twitter.|brasil247