O avanço da
tecnologia e a radicalização cada vez maior das greves anuais dos bancários têm
sido apontados como alguns dos principais fatores para o processo de fechamento
de agências no Brasil e no exterior. Segundo a Pesquisa Febraban 2017, as
transações bancárias de 2016, por meio de mobile e internet banking,
representaram 57% do total. As operações realizadas em agências somaram apenas
8%.
O estudo da Federação dos Bancos
reforçou a tendência crescente dos clientes por transações bancárias usando
mobile e internet banking.
Os bancos brasileiros registraram 1,2
bilhão de saques (100 milhões a mais que em 2015) em caixas eletrônicos e
agências, no ano passado.
O número de agências bancárias no
País ainda registrou leve alta, passando de 22,9 mil, em 2015, para 23,4 mil em
2016.
A pesquisa da Febraban foi realizada
pela Deloitte com a participação de 17 bancos, que representam 93% dos ativos
do setor financeiro.[ diariodopoder]