Os principais desafios para melhorar
a qualidade na educação no País foram debatidos nesta sexta-feira (30), no
último dia da 48ª Plenária Nacional do Fórum dos Conselhos Estaduais de
Educação (FNCEE), em Salvador. Para o secretário da Educação da Bahia, Walter
Pinheiro, a Educação Básica tem que ser o pilar principal para a construção de
uma sociedade solidária, para exercitar a curiosidade intelectual e valorizar a
diversidade artística.
"A escola tem que ser um espaço
de compartilhamento das diversas linguagens culturais, como forma de
conhecimento e aprendizagem, agregando o uso da tecnologia, como instrumento
para o trabalhar o conteúdo pedagógico, e o incentivo à iniciação científica.
Tudo isso com o objetivo de formar o estudante não apenas para o mundo do
trabalho, mas também como projeto de vida”, destacou.
Pinheiro ainda ressaltou a
importância das diversas parcerias dentro da área educacional, além da
participação da comunidade escolar como motivadora de mudanças na educação. “O
estudante tem que possuir uma progressão continuada na educação, por isso é
fundamental a parceria com as universidades e prefeituras, que são responsáveis
pelo Ensino Fundamental, para que ele tenha a oportunidade de opções que
estejam de acordo com seus interesses e capacidades. Por isso as secretarias
devem ‘ouvir’ as escolas sobre o que precisam e não impor pedagogias
padronizadas a todas, sem considerar as distintas realidades regionais”,
acrescentou.
Já a secretária da Educação de Minas
Gerais, Macaé Maria dos Santos, comentou sobre a importância de um ensino
público de qualidade como forma de democratizar a educação. “O fortalecimento
dos setores privados na educação provoca um resultado ruim, pois vem
acompanhado de outros interesses. Para uma educação democrática, o caminho mais
correto é a educação pública de qualidade com uma pedagogia que ressalte a
diversidade social”, contou.
Para o secretário da Educação do
Ceará e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed),
Antonio Idilvan, as escolas “têm que estar preparadas para apresentar um
conteúdo atraente aos estudantes, para que eles sintam vontade de frequentar a
unidade. Não adianta implantarmos uma Educação Integral, ofertando o mesmo
currículo, e com isso, um aumento no número de abandono. Temos que trabalhar
compactuados com os municípios para desenvolvermos uma educação de qualidade”.
Na conclusão dos trabalhos, foi
elaborada e aprovada a Carta de Salvador, na qual são explicitadas conclusões e
preocupações da plenária do FNCEE a respeito dos temas ligados à Educação,
expostos e debatidos durante o evento.
Homenagem
Durante o evento, foi instituída a
Comenda Professor Felippe Serpa, em homenagem ao professor da Universidade
Federal da Bahia (Ufba) e membro do Conselho Estadual de Educação (CEE),
falecido em 2003. A comenda será oferecida anualmente pelo CEE a personalidades
e empresas que tenham contribuído para o desenvolvimento da educação no Estado
da Bahia.|secom/ba