Serviços públicos, bancários, de saúde, comércio, agronegócio e eventos são uns dos elementos responsáveis pelo crescente fluxo de veículos e pessoas no dia a dia das ruas, avenidas e estradas vicinais de Inhambupe, localizada no Agreste baiano, a 156 km de Salvador.


A expansão recente da rede bancária no Município, aliada ao fechamento provisório  (e agora definitivo) de agências de cidades vizinhas, a exemplo de Olindina, Sátiro Dias, Aporá e Crisópolis, fazem de Inhambupe destino certo para os usuários desse serviço, que, na maioria das vezes, se deslocam à Cidade com carros ou motos próprios. Esse fluxo extra de veículos, reconhecido como positivo pelos seguimentos produtivos do Município, acaba por intensificar a movimentação já acentuada de automóveis em Inhambupe, e não raras vezes há dificuldade para encontrar local para estacionar e por isso infrações de trânsito são cometidas corriqueiramente, como estacionar em local proibido, sobre as calçadas e até obstrução de vias públicas, quando da carga e descarga de mercadoria em horário comercial.

Nos dias em que ocorre a tradicional feira livre (quarta-feira e sábado), a maior e mais diversificada da região, a situação do trânsito se agrava ainda mais. O fluxo de pessoas e carros nos demais dias, que geralmente é firme, sobretudo no período da manhã, mais que triplica em dias de feira, uma vez que consumidores e fornecedores de Inhambupe, cidades vizinhas e até de outros estados (Sergipe – Tobias Barreto - e Pernambuco – Caruaru) se deslocam para comprar e vender produtos e alimentos, sempre frescos e de qualidade, a bordo de veículos próprios ou transporte coletivo. Nesses dias, carros, vans, ônibus, caminhões, motos, quadriciclos, bicicletas e até veículos de tração animal disputam o mesmo espaço nas vias públicas de Inhambupe.

Apesar disso, a Cidade ainda não possui uma secretaria específica para tratar dessa matéria. Nem mesmo um departamento vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (responsável hoje por gerir o trânsito e o transporte em Inhambupe), foi criado pelo poder público municipal, permitindo que essa pasta acumule funções que vão desde a limpeza pública, passando por obras, fornecimento rural de água e esgoto, infraestrura, até chegar ao trânsito e transporte, além de outras.

Pensando em soluções para esse cenário, o advogado Diego Brandão, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Alagoinhas, na comarca de Inhambupe, sugeriu emenda ao projeto de reforma da Lei Orgânica do Município, quando das discussões na Câmara de Vereadores local, para a criação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), que seria responsável pela gestão, organização, políticas educativas e fiscalização dessa matéria. O órgão teria ainda um corpo técnico especializado composto também por profissionais da área, que atuariam tanto no ordenamento do trânsito urbano, quanto na zona rural (distritos e estradas vicinais).

Ainda segundo Diego Brandão, a ideia é que o transporte público coletivo, escolar, táxis, mototáxis e trânsito de veículos leves em geral sejam submetidos à atuação da SMTT, como já ocorre em centenas de cidades Brasil afora. Tal pasta, porém, teria as suas ações colocadas sob a fiscalização e controle popular, através de uma ouvidoria, além ficar sob os olhares da Câmara de Vereadores e do próprio gestor municipal, a fim de evitar que se crie a chamada “indústria das multas”, e que seus agentes se tornem “super-autoridades”, desvirtuando o caráter educativo que deverá nortear a atuação  da nova Secretaria.


Tão importante atualmente no dia a dia das pessoas, o trânsito e transporte de qualidade se tornaram um direito de grande relevância para quem mora nas cidades em desenvolvimento ou que pretendem se desenvolver, já que diz respeito à locomoção, e isso impulsiona o crescimento econômico do município, entrega qualidade de vida aos seus habitantes e facilita o acesso de visitantes ou pretensos novos moradores, fazendo com que o lugar se torne mais visível no cenário regional e até nacional, e por isso mais agradável para se viver.|blog Ronaldo Leite, informação 24h!

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem