Mais de 97 mil moradores de Crisópolis e municípios circunvizinhos já estão sendo beneficiados com a entrega da restauração dos 17,3 quilômetros da estrada que liga a sede municipal, na BA-398, ao entroncamento da BR-110. A obra, entregue pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (25), custou aos cofres estaduais R$ 6,46 milhões.

"Estrada significa desenvolvimento. Agora, vocês podem chegar à BR 110 trafegando sobre um asfalto bem feito, sinalizado, com mais segurança", disse o governador às centenas de moradores, boa parte estudantes, que lotaram a praça Antônio Conselheiro, onde foi realizado o evento.

Além das propriedades rurais que ficam às margens da estrada, centenas de residências na área urbana também foram beneficiadas com a obra, pois além da ligação à via federal, o acesso ao município também foi requalificado. 

Há 34 anos, o lavrador Cosme Conceição vive com a esposa e filhos a poucos metros da BA-398. Ele se diz "muito feliz e satisfeito" com as melhorias proporcionadas pela obra. "Isso aqui alagava tudo. Com esse asfalto que fizeram, quando chove, a água não fica mais parada. Corre toda pela canaleta [sistema de drenagem pluvial]. Ficou muito bom para a gente".


Quem trafega diariamente pela rodovia, como o motorista de carro pipa Fábio Gonçalves, afirma que, além de menos tempo na estrada, os prejuízos com peças de veículos quebradas diminuirão. "Ficou tudo melhor. Era uma buraqueira terrível. Graças a Deus foi reformado. Antes, de Crisópolis para [o distrito de] Buril a gente levava de 40 a 50 minutos, até uma hora. Agora são no máximo 10 minutos".

Ainda no município, o governador visitou o Colégio Estadual Presidente Médici e anunciou a reforma da sede da unidade e a construção de um novo prédio ao lado da estrutura atual, que reunirá todas as séries em um só local. "Está autorizada [a obra]. Vamos dar início à licitação.
 
Um arquiteto nosso [do Governo do Estado] virá imediatamente para cá [fazer as medições e desenhar o projeto]. Em breve, os jovens de Crisópolis terão uma nova escola, grande, bonita, com quadra coberta, do jeito que vocês merecem".

Atualmente, a escola funciona com três anexos - dois na cidade e um na zona rural. Cerca de mil alunos estão matriculados no ensino médio. Segundo a diretora da unidade, Mônica Saldanha, uma nova estrutura é um antigo desejo da comunidade. "Nosso prédio é da década de 70, foi adaptado e não atende nossas necessidades. [Com a reforma e ampliação] teremos condição de dar uma melhor assistência a esses alunos, mais possibilidades com quadra, biblioteca, laboratórios. Temos um alunado excelente e teremos uma escola que favoreça isso".

Também durante a solenidade foram entregues títulos de propriedade a 154 pequenos agricultores dos municípios de Cristópolis, Acajutiba, Aporá, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe e Olindina. Um deles foi o lavrador aposentado Inácio Ribeiro, de 69 anos. "Para a gente é muito importante ter o documento da terra. É mais segurança. É um patrimônio da família", disse.cleristonsilva

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem