Mais da metade dos alunos no 3º ano do ensino fundamental
das escolas públicas de Inhambupe, não atingiram níveis mínimos de
alfabetização em leitura, escrita e matemática. Esse número foi obtido com base
nos dados da ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), divulgados no último
dia (17) pelo MEC (Ministério da Educação). A ANA é uma avaliação diagnóstica
para o Pnaic (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa).
O MEC apresentou os resultados da ANA em
percentuais por nível de proficiência (o quanto os alunos sabem):
Em Inhambupe o cenário foi este:
Em leitura, 58,76% dos alunos estão no nível 1 - o que significa que quase 6 a cada 10 alunos não está no padrão mínimo. 79,41% deles estão nos níveis 1, 2 e 3 de escrita - ou seja, quase 8 a cada 10 estudantes não atende o padrão mínimo. Já em matemática, o resultado é mais dramático: 88,47% estão nos níveis 1 e 2.
Em Inhambupe o cenário foi este:
Em leitura, 58,76% dos alunos estão no nível 1 - o que significa que quase 6 a cada 10 alunos não está no padrão mínimo. 79,41% deles estão nos níveis 1, 2 e 3 de escrita - ou seja, quase 8 a cada 10 estudantes não atende o padrão mínimo. Já em matemática, o resultado é mais dramático: 88,47% estão nos níveis 1 e 2.
Em Inhambupe 29 escolas receberam as provas. Foram
válidos resultados de quase 597 alunos em Matemática, 569 em leitura e 569 em escrita.
A taxa de matrículas dos anos iniciais em 2014 foram menor do 1º ano ao 5º em relação ao ano de 2013. Em contra partida, a taxa de reprovação dos alunos do 1º ao 5º ano foi maior em 2014 em relação ao ano de 2013 e a taxa de abandono em 2014 foi menor em relação a 2013.
A taxa de matrículas dos anos iniciais em 2014 foram menor do 1º ano ao 5º em relação ao ano de 2013. Em contra partida, a taxa de reprovação dos alunos do 1º ao 5º ano foi maior em 2014 em relação ao ano de 2013 e a taxa de abandono em 2014 foi menor em relação a 2013.
Uma série de fatores pode ter contribuído para este
resultado preocupante para Educação de Inhambupe, entre eles: a falta de estrutura nas escolas, salas
lotadas, onde há casos de professores que tem mais de 30 alunos, professores desestimulados
e uma má gestão administrativa e educacional.
A ANA foi aplicada a todos os alunos do 3º ano do
ensino fundamental - ano que finaliza o ciclo de alfabetização nos padrões do
governo. O aluno dessa etapa teria oito anos, se não teve reprovação ou não
deixou os estudos. Os resultados divulgados nesta quinta são de avaliações
aplicadas em 2014 e o MEC cancelou a avaliação de 2015. Segundo a pasta, o
cancelamento se deu por motivos pedagógicos. E especialistas chamaram a atenção
para certo abandono do Pnaic. |Ministério
da Educação