Aproveitando o lançamento do “Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano a Longo Prazo”,  o Alagoinhas 2030, na noite de quinta-feira, 18, no Hotel Áster, o prefeito Paulo Cezar e secretários convidaram os representantes pela construção de um novo shopping center na cidade. O prefeito comentou que os dois lançamentos se completavam: “Um grande shopping center valorizar toda região, nos levando a criar infraestrutura para o seu funcionamento. E é justamente  esse objetivo que o Alagoinhas 2030 traz na sua essência: criar políticas públicas para termos uma cidade sustentável no futuro”.

Paulo Cezar comentou que “a cidade está crescendo bastante e precisamos fazer uma revisão para o seu ordenamento. Há quatro anos iniciamos os diagnósticos para um plano futuro. Temos de fazer a revisão do plano diretor de desenvolvimento urbano, de saneamento básico, do plano diretor de habitação e mostrar à sociedade o avanço econômico e social ocorrido nos últimos anos”.

Já a secretária Sônia Fontes acrescentou que é importante deixar a cidade preparada com um desenvolvimento sustentável. “Na verdade, hoje (18), estamos lançando um movimento e estaremos ouvindo todos os segmentos da comunidade e mostrando os resultados e os planejamentos durante seis meses”. Esse movimento está sendo chamado Alagoinhas 2030 – e as discussões ocorrerão com o conselho da cidade e outros conselhos deliberativos, sindicatos, sociedade civil e jurídica, a cada 15 dias, com reuniões abertas para discussão, visando estruturar medidas para serem aplicadas em diversos setores. O evento contou com a presença de populares, secretários, empresários, representantes de associações de bairros, da área jurídica e vereadores.



O SHOPPING – Logo após a apresentação do movimento Alagoinhas 2030, o prefeito Paulo Cezar apresentou à comunidade alagoinhense os diretores da construtora CBPR Pablo Barral e Zenilton Mira e do grupo Enashopp Georgia Poroca, Naildo Macedo e Mirela Cubilhas, responsáveis pela vinda do moderno shopping center para cidade, com funcionamento previsto para daqui a três anos (2016).

Naildo Macedo, sócio-proprietário da Enashopp, empresa responsável pelo planejamento, implantação e comercialização do shopping (ainda sem um nome definitivo), informou que tratava-se de um  pré-lançamento, porque ainda estão sendo finalizados os estudos  do projeto e os contatos com importantes lojas-âncoras, que virão para que consolidar o empreendimento. 

Revelou que o lançamento do Alagoinhas 2030 dá a certeza de que o investimento em Alagoinhas foi “uma ótima escolha, porque a cidade está crescendo e tem potencial para absorver um equipamento que acreditamos que possa vir a ser o maior importante do interior baiano”.

Em uma breve análise mostrou que, em 2010, os estudos provaram que tinham se esgotando as possibilidades de investimentos no Sul e Sudeste do país para este tipo de empreendimento; então houve a chamada “nordestinização” e a consequente interiorização da indústria de shoppings centers. “Foi feito o mapeamento, e, no Nordeste, duas cidade mostravam um grande potencial para esse tipo de negócio – Petrolina e Alagoinhas -, devido ao crescimento e a perspectiva de um ordenamento urbano com critérios rigorosos combinando crescimento e qualidade de vida”.

Ainda de acordo com o diretor da CBPR, o evento do dia 18 foi um dos primeiros encontros com a sociedade alagoinhense, “porque a construção de um shopping passa por uma série de contatos com a comunidade organizada”. O shopping, em Alagoinhas, ocupará 50 mil metros quadrados e estará ofertando cerca de três mil empregos entre diretos e indiretos. A sua localização será na BR-101, próximo à saída da cidade (avenidas Ayrton Sena e Paulo Afonso.

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