Aproveitando
o lançamento do “Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano a Longo
Prazo”, o Alagoinhas 2030, na noite de quinta-feira, 18, no Hotel
Áster, o prefeito Paulo Cezar e secretários convidaram os representantes
pela construção de um novo shopping center na cidade. O prefeito
comentou que os dois lançamentos se completavam: “Um grande shopping
center valorizar toda região, nos levando a criar infraestrutura para o
seu funcionamento. E é justamente esse objetivo que o Alagoinhas 2030
traz na sua essência: criar políticas públicas para termos uma cidade
sustentável no futuro”.
Paulo
Cezar comentou que “a cidade está crescendo bastante e precisamos fazer
uma revisão para o seu ordenamento. Há quatro anos iniciamos os
diagnósticos para um plano futuro. Temos de fazer a revisão do plano
diretor de desenvolvimento urbano, de saneamento básico, do plano
diretor de habitação e mostrar à sociedade o avanço econômico e social
ocorrido nos últimos anos”.
Já
a secretária Sônia Fontes acrescentou que é importante deixar a cidade
preparada com um desenvolvimento sustentável. “Na verdade, hoje (18),
estamos lançando um movimento e estaremos ouvindo todos os segmentos da
comunidade e mostrando os resultados e os planejamentos durante seis
meses”. Esse movimento está sendo chamado Alagoinhas 2030 – e as
discussões ocorrerão com o conselho da cidade e outros conselhos
deliberativos, sindicatos, sociedade civil e jurídica, a cada 15 dias,
com reuniões abertas para discussão, visando estruturar medidas para
serem aplicadas em diversos setores. O evento contou com a presença de
populares, secretários, empresários, representantes de associações de
bairros, da área jurídica e vereadores.
O SHOPPING
– Logo após a apresentação do movimento Alagoinhas 2030, o prefeito
Paulo Cezar apresentou à comunidade alagoinhense os diretores da
construtora CBPR Pablo Barral e Zenilton Mira e do grupo Enashopp
Georgia Poroca, Naildo Macedo e Mirela Cubilhas, responsáveis pela vinda
do moderno shopping center para cidade, com funcionamento previsto para
daqui a três anos (2016).
Naildo
Macedo, sócio-proprietário da Enashopp, empresa responsável pelo
planejamento, implantação e comercialização do shopping (ainda sem um
nome definitivo), informou que tratava-se de um pré-lançamento, porque
ainda estão sendo finalizados os estudos do projeto e os contatos com
importantes lojas-âncoras, que virão para que consolidar o
empreendimento.
Revelou
que o lançamento do Alagoinhas 2030 dá a certeza de que o investimento
em Alagoinhas foi “uma ótima escolha, porque a cidade está crescendo e
tem potencial para absorver um equipamento que acreditamos que possa vir
a ser o maior importante do interior baiano”.
Em
uma breve análise mostrou que, em 2010, os estudos provaram que tinham
se esgotando as possibilidades de investimentos no Sul e Sudeste do país
para este tipo de empreendimento; então houve a chamada
“nordestinização” e a consequente interiorização da indústria de
shoppings centers. “Foi feito o mapeamento, e, no Nordeste,
duas cidade mostravam um grande potencial para esse tipo de negócio –
Petrolina e Alagoinhas -, devido ao crescimento e a perspectiva de um
ordenamento urbano com critérios rigorosos combinando crescimento e
qualidade de vida”.
Ainda
de acordo com o diretor da CBPR, o evento do dia 18 foi um dos
primeiros encontros com a sociedade alagoinhense, “porque a construção
de um shopping passa por uma série de contatos com a comunidade
organizada”. O shopping, em Alagoinhas, ocupará 50 mil metros quadrados e
estará ofertando cerca de três mil empregos entre diretos e indiretos. A
sua localização será na BR-101, próximo à saída da cidade (avenidas
Ayrton Sena e Paulo Afonso.