O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, é o novo papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Antes de ser escolhido, ele ocupava o cargo de arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998.

O nome papal escolhido por Bergoglio é Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis. Representante da linha jesuíta e progressista na Igreja, ele se torna o primeiro pontífice sul-americano.

O argentino não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola. Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires e foi nomeado cardeal em 2001 por João Paulo II.

Conforme a tradição, o resultado foi anunciado por meio da emissão de uma fumaça artificialmente colorida de branco, pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, por volta de 19h06 locais (15h06 de Brasília).  

2 Comentários

Anônimo disse…
No es coincidencia que el papa sea sudamericano,pues chavez hizo que a,eeica del sur deje de ser el tercer patio del mundo y esto lo percibio la iglesia, hay papa argentino porque hubo un chavez que engrandecio sudamerica y recupero su dignidad.
Anônimo disse…
El papa es sudamericano no es casualidad, gracias a chavez,estos paises dejaron de sr el tercer patio de usa y europa, la iglesia lo entendio asi y es por esto el papa argentino
Postagem Anterior Próxima Postagem