Por Ronaldo Leite - De forma inédita, o município de Inhambupe (nordeste do Estado), com mais de 40 mil habitantes, terá a futura Secretária Municipal de Educação eleita pelo voto direto dos profissionais e demais servidores das 41 escolas do município. A Gestão Democrática para a pasta foi um compromisso do gestor municipal e mantido após sua reeleição. Será uma ação histórica desde quando houve a criação Seduc.

Segundo em nota, a APL/Inhambupe disse que recebeu um oficio da prefeitura comunicando o nome de Cristiane Nery e Rita de Cassia, duas educadores da rede, para concorrer a eleição.

A indicação desse cargo é uma atribuição legal do Prefeito, de acordo a Constituição Federal e a Lei Orgânica, mas para haver uma processo democrático e uma Educação de maior qualidade, a comunidade educacional municipal poderá expressar sua vontade de ter seu representante eleito.

De acordo com a nota da entidade sindical, o processo de escolha será informal e realizado na próxima segunda-feira (21) das 8h às 16h.

Uma comissão  acompanhará todo o processo que terá uma urna fixa na área urbana em uma escola e três itinerantes, com roteiros e horários a serem publicados em grupos de WhatsApp.   

Todos  os profissionais da educação, serventes, professores, auxiliares de ensino e serviço gerais e especialistas, porteiros, assistentes e demais servidores da pasta sindicalizados ou não, poderão votar, posição inicialmente defendida pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Inhambupe - Sindserpi.

RL News já contactou Cristiane Nery e Rita de Cássia para uma entrevista. Aguardem um raio-x  das candidatas! 

Leia mais notícias em  RL News e siga nossa  página no FacebookTwitterInstagram e Rss - RL News, você vê primeiro aqui! /Foto montagem/RL News

Fique ciente: O acesso à informação é um direito fundamental previsto no ordenamento jurídico brasileiro no art. 5º inciso XXXIII, bem como no inciso II do § 3 do art. 37 e no § 2 do art. 216 da Constituição Federal de 1988. Ademais, segundo o art. 220, § 1º, da CF/88, nem sequer lei pode criar empecilho à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social.





Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem